Poemas de Adriane Garcia (livro novo)

SOUVENIR

Para me lembrar deste lugar

Desta viagem

Destas companhias

Do lugar estranho que é o Fim do Mundo

Do lugar sempre prestes a acabar

Por mim ou por si

Para me lembrar de que o Fim do Mundo

Foi o máximo de céu

O máximo de inferno

E que ainda assim me fotografei

E sorri

Para lembrar que esta foi a minha única viagem

Para te lembrar de mim

Quando eu não estiver mais

Aqui.

A BOLA AZUL DE YURI GAGARIN

Que tudo tenha fim

Menos a bola de Yuri Gagarin

Não é plana

Como dizem

Os quadrados

Bola oval

Safira azul

Com alguma terra

Incrustada

Nave e casa

Onde nos ferimos

Como quem proclama

Que não merece

A joia do universo

Refletida

Na pupila azul

De Gagarin

“Através da janela

Eu vejo a Terra

O chão é claramente identificável

Eu vejo rios e

As dobras do terreno

Tudo é tão claro”.

TERRA MINGUANTE

Sento-me na superfície

Da Lua

Traindo mais leis

Que as gravitacionais

A poeira lunar

Por vinte e oito dias

Aumenta o contraste

Com o azul

Tudo perdido

Entrego-me ao sonho:

Durmo em crateras e

Avisto um planeta

Terra nova

Terra crescente

Terra cheia

Terra minguante.

Poemas do livro Estive no fim do mundo e me lembrei de você, Adriane Garcia, ed. Peirópolis, 2021. Coleção Madrinha Lua.

Deixe um comentário