Poema (1) de Helena Barbagelata

Niké.jpg

Imagem: Pinterest.com

 

A MÁSCARA DE AGNODICE

Que a brisa te leve, diáfano,
desamarrando o corpo nu,
levando os rolos de seda do areal
nos fémures doirados, corrias assim
desde a vitória de Pisidoro, agarrando as asas
da liberdade, mas o loureiro já descansara
a sua sombra sobre as minhas têmporas,
sempre-verde, sempre-verde; como pela
graça de Niké, tu entrançaras os teus
cabelos louros de flores; não te vi,
disfarçaste-te de uma tragédia,
[que ela descera como um ilustre
esgrimista para ver de seus olhos
a olimpíada,
Antecipei-me aos calcâneos de Theagenes
– ou fora Hermes, a içar-te pelos tornozelos,
lancei-me como Cynisca – embuçaste-te
na cerração do bosque, eu sou demasiado
lesto – sobre a iridescência do sol,
rivalizava com Bóreas, retrosseguias,
[dizem que uma deusa cortou o seio
para arquear certeira os destinos justos,
e eu, sem a túnica e o desdouro dos
juízes de Aeropagus, com o corpo
e a ciência inteiras,
[que a filha de Zeus tivera a beleza
infinita, e revoava, destravada na caça,
igual a seus irmãos,
Sobre a carroça de sois, com as alas
no reduto da alma, como pela graça de Niké,
eu entrançara os meus cabelos louros de flores

Helena Barbagelata

 

Uma ideia sobre “Poema (1) de Helena Barbagelata

  1. Pingback: Poema (1) de Helena Barbagelata | zonadapalavra | O LADO ESCURO DA LUA

Deixe um comentário

