[por vezes…]

por vezes a meio da carinhosa noite desperto
completamente imóvel com o corpo preso às vidraças nítidas
do meu quarto espesso
feito fruto em queda vertiginosa no ouvinte chão

lá fora chove torrencialmente é uma noite escorregadia
onde se vive tudo a descoberto como quem se comove
a dividir o momento com alguém importante

talvez com a pessoa mais importante que nos faz estremecer
a concavidade do nosso quente coração aos pulos

após um turbilhão promíscuo de pensamentos
viagens sem qualquer destino ou memórias vindas da infância
começo então a pouco e pouco a mover os dedos declamando-os
no ar com gosto a flores a inclinarem-se para fora de si

por cima espalha-se o reflexo do sol embrulhado num veludo macio

cerro os olhos em abandono do universo e dos outros que entretanto
se perderam na desgraça numa fecunda lassidão triste dos dias
a desmoronarem-se abstractamente

e só se dão conta disso tarde demais
batendo com a sua náusea na velhice infiel apodrecida sem luz
ou alguma luz estilhaçada pela pestilência das coisas ingénuas
e é a sentir esta tristonha canção que me invado à deambulação
cósmica

enlaço-me lentamente nos astros a inundarem-se no precipício
vulcânico dos planetas ternurentos

depois corro à velocidade desta vida que me perdeu me destruiu
o coração impassível
e genuinamente nem sabe quem sou ou o que sinto
ao arrancar a pele da carne
a carne da pele que arranca de repente o sangue definitivo

então levanto-me dentro da verdade de mim mesmo
descubro que posso ser mais um pedaço de pecados e maravilhas
tocando subitamente o céu a flutuar solitário
chorando estrelas de cetim…
… quanto me tocam nos lábios videntes o medo triste
de me abandonar…

pouco importa sempre acreditarei em amar o mais melancólico
e irónico da minha alma por isso choro comovido

 

filipe marinheiro, em «noutros rostos», chiado editora 2014

Deixe um comentário

